Até o momento, temos 10.531 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.820 vias Esportiva, 647 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Descrição: Via que segue um espetacular sistema de chaminés e fendas largas na face oeste do Pontão da Pedra Parda, com proteção mista e paradas simples em grampos. Até então, o pontão era virgem.
A via começa por um cotão fácil de cerca de 80 m até um grande degrau na base da parede principal, bem mais íngreme. Continua por uma sequência de agarras (crux), seguida de um artificial de parafusos e uma bonita sequência de agarras para a esquerda, que termina em um bom platô na base do sistema de fendas.
A primeira enfiada foi quase toda vencida em artificial móvel (A2+), seguida de três enfiadas de chaminés estreitas (principalmente ) e médias, além de trechos de fenda de meio-corpo até outro grande degrau na montanha, no final do sistema de fendas. Por fim, uma enfiada de agarras (IVsup) e o costão final levam ao final da via, e curta caminhada até o topo da montanha, onde há um livro de cume para registro de futuros visitantes.
Descida com duas cordas de 60 m.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários